terça-feira, 19 de abril de 2011

"Como Estragar suas Noites de Televisão em Passos Simples"

     Em janeiro deste ano, comecei a fazer uma coisa que não fazia há muitos anos: assistir televisão por muito tempo. Lembro que, logo após jantar, sentava diante do televisor e assistia Shaun o Carneiro, Minúsculos - o que é engraçado para um adolescente de 16 anos curtir desenhos... - e Arquivo Zack esperando a pérola O Mundo de Beakman, que fez parte da minha infância. E as aulas do cientista de cabelo arrepiado me ajudaram nas aulas de física e química.
      Logo depois, buscava algo para assistir enquanto esperava pelo Futurama. Geralmente, acabava parando no Jornal da Band. E depois disso, acabava procurando algo para assistir em qualquer canal, na maioria das vezes acabando por desligar o aparelho.
     Só que estas duas horas de diversão ficaram com os dias contados depois que a Bandeirantes anunciou a substituição da série Futurama por Bernie Mac: Um Tio da Pesada. Ousei a assitir alguns episódios desta nova série, no entanto, fiquei aborrecido com o humor de má qualidade - que tem raríssimos momentos de lucidez criativa - e alguns personagens irritantes. Para mim, Bernie é nada mais do que uma nova versão de Michael, de "Eu, a Patroa e as Crianças", só que sem o intuito de moralizar as crianças com seu jeitão arrojado, e sim destruir seus sobrinhos que não o amolam tanto assim.
    Os problemas aumentaram quando "O Mundo de Beakman" foi colocado 30 minutos mais cedo, para encaixar o clássico "Castelo Rá-Tim-Bum", que cheguei a assistir outrora, já que foi um dos principais programas da minha infância. E por este "empurrãozinho" na grade, tudo ficou mais cedo, e eu não podia mais assistir as minhas duas séries favoritas (Shaun e Minúsculos). E as coisas só pioraram quando a Cultura decidiu repetir, sem justificativa, uma mesma sequência de episódios do Beakman. Muito irritante.
     E como um tiro de misericórdia, a Cultura retira do horário noturno o cientista maluco e coloca-o às duas horas da tarde. Na hora que vi isso, no sábado passado, eu pensei: "Bem, pelo menos eles não o tiraram da grade!". E talvez não tenha a ideia de como é estranho você ficar sem ter o que assistir, depois de estar tanto tempo ligado na televisão.
       O Mundo de Beakman, agora, é transmitido de segunda a sexta-feira, as 14h. Arquivo Zack estreará nova temporada na próxima sexta-feira, às 17h30. Já Minúsculos e Shaun podem estar com seus dias contados no horário das 18h, para a transmissão de drops do desnecessário Inglês com Música. Futurama é transmitido, agora, às 15h na Bandeirantes. E com essa mistura de horários, infelizmente, não posso acompanhar todos.
      Enquanto isso, curta a sobrinha de Bernie Mac desprezá-lo pior do que uma adolescente convencional sob efeitos da TPM...

DISCURSO SOBRE O HUMOR
     Por eu ser um grande fã do humor simples e visual, admiro várias animações infantis, como Minúsculos. E não necessariamente estão limitadas a animações: sou um grande espectador da série Mr. Bean, que, apesar de ter apenas 14 episódios, parecem incansáveis. O humor léxico é divertido também, como Futurama e Simpsons, no campo das animações, e Um Maluco no Pedaço e Chapolin, em gravações em "carne e osso".
      Mas, convenhamos, é mais fácil encontrarmos um humor agradável nas animações e programas mais simples. Gosto de pastelão. Onde encontro? Nas animações. Se eu já dou risada fácil, imagine com uma modalidade de humor de bate-pronto? Então, os desenhos e os sitcons convencionais são amáveis em minha opinião. Estarão sempre na minha agenda.